De acordo com nota da CNI (Confederação Nacional da Indústria), após a realização de inúmeras reuniões com federações, sindicatos e associações nacionais durante o último biênio para a construção de uma proposta empresarial para o Anexo VIII (Prensas) da NR-12 (Norma Regulamentadora 12), que reflita aos anseios multisetoriais e as realidades distintas da indústria nacional, a Confederação dá continuidade a essa discussão junto aos segmentos produtivos da indústria, com a ampliação dos debates setoriais, por meio da realização de uma Consulta Nacional sobre o texto em discussão no âmbito do MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social).

A discussão do Anexo VIII da NR-12 teve início na CNTT (Comissão Nacional Tripartite Temática) em meados de 2013, não alcançando consenso naquela oportunidade. Já em 2015, o tema voltou à pauta de discussões da CNTT, para uma nova revisão geral, contudo, os debates em curso ainda não resultaram em uma proposta conciliatória entre os representantes de governo, trabalhadores e empregadores.

Dessa forma, a CNI solicita, a quem tiver interesse, a realizar uma análise do documento. O envio do posicionamento deverá ser feito até o dia 15 de fevereiro de 2016 para o endereço de e-mail: [email protected]

Aspectos no exame da proposta:
– Necessidade de uma análise tanto de nível técnico quanto gerencial;
– Avaliação da capacidade técnica de atendimento ao texto;
– Avaliação do custo de adequação das máquinas e equipamentos;
– Necessidade de criação de linha de corte temporal para as obrigações do Anexo; e
– Necessidade na concessão de novos prazos para adequação ao regulamento.

No mais, a CNI solicita que seja mantida a diagramação original do texto no envio dos posicionamentos.

Clique aqui para fazer o download do documento.

Fonte: Revista CIPA