Ferramentas de Segurança do Trabalho: Avaliações Quantitativas

Avaliações quantitativas

A necessidade de quantificar um risco ambiental relacionado a saúde e segurança do trabalho é de extrema importância para que possamos comprovar se o risco está presente naquele ambiente de trabalho, ou a inexistência do risco; dimensionar a exposição dos trabalhadores; além de verificar se as medidas de controle adotadas estão sendo eficientes para preservar a saúde e integridade dos colaboradores. Para isso, utilizamos as avaliações quantitativas.

Devemos salientar que nem todos os agentes podem ser avaliados quantitativamente, bons exemplos são os agentes biológicos que não possuem métodos de avaliação quantitativa, a existência do mesmo está relacionado a atividade exercida e avaliação qualitativa (inspeções no local de trabalho) do agente, ou a umidade que não possui método de avaliação e limite de tolerância.

É de suma importância, conforme mencionado no início, a realização da avaliação quantitativa, e devemos obedecer os limites legais estabelecidos pela própria Norma Regulamentadora 15 (NR 15) e o nível de ação pela Norma Regulamentadora 09 (NR 09), e em caso da ausência dos valores de limite de tolerância para determinado agente, devemos adotar os valores da ACGIH – American Conference of Governmental Industrial Higyenists, ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos.

Você pode consultar todas as Normas Regulamentadora, no site do ENIT, clicando aqui.

Importante ressaltar que a NR 15 aborda as Atividades e Operações Insalubres, e a quantificação do agente ajuda na determinação se o colaborador tem direito ao adicional de insalubridade ou não, deixamos claro que o pagamento deste adicional pode estar relacionado a outras avaliações, porém a avaliação quantitativa é uma métrica importante para tal definição.

Os agentes mais comuns para avaliações quantitativas

Abaixo veremos os agentes mais comuns:

Sendo assim, a realização das avaliações quantitativas são ferramentas de segurança do trabalho importantes para controle do riscos e verificação da eficiência das medidas de controle adotadas pela empresa, trazendo uma maior segurança aos colaboradores.

Como a Safety pode ajudar nas avaliações quantitativas?

Sabendo da importância das avaliações quantitativas, a Safety conta com aparelhos modernos e aferidos para realização dessas avaliações.

Avaliamos quantitativamente desde o ruído e calor, a até mesmo os agentes químicos e vibrações, utilizando os métodos definidos pelas a normas vigentes, atendendo integralmente-as.

Entre em contato conosco, clicando aqui.

Abaixo, confira nossos equipamentos.