Existem diversos acidentes relacionados a más condições ergonômicas, entre eles, existe a LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos / Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) que estão cada vez mais presente no ambiente de trabalho. A adequação do ambiente de trabalho em questões ergonômicas é fundamental para a melhoria das condições de trabalho e também para a redução de acidentes, além de ser um obrigação legal prevista na NR-17.

Por isso, dia 28 de fevereiro se tornou o dia mundial do combate às LER/Dort, pesquisas conduzidas pela Fundacentro fazem levantamento das lesões e doenças relacionadas ao trabalho que mais tem acometido trabalhadores, no período de 2006 a 2016. A médica da Fundacentro, Maria Maeno, destaca uma inconsistências neste levantamento, onde em 2014, essas doenças representavam 52% das doenças com CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) emitidas, em 2015 este número se contrai para 29% e em 2016, aproximadamente 4%.

Independendo das estatísticas, é importante que todos observem a importância de se prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Como já mencionado anteriormente, as empresas tem a obrigação legal de atender à NR 17, que se refere à diretrizes de saúde e segurança no trabalho no âmbito do conforto e bem estar no trabalho relacionado as características ergonômicas do trabalho.

Como podemos ajudar?

A Safety elabora a Análise Ergonômica do Trabalho, adequada a todas as diretrizes da NR-17, para que seus clientes possam reduzir a probabilidade de doenças ergonômicas em seus ambiente de trabalho, além de estarem pronto para o caso de uma fiscalização, uma vez que essas fiscalizações tem a probabilidade de aumentar com o início do eSocial.

Para saber mais, entre em contato.

Fonte: Ministério do Trabalho