Novo coronavírus

Nesta quarta-feira (11/03/2020), a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou a pandemia de COVID-19, doença causa pelo novo coronavírus.

Para a OMS, o número de casos deve aumentar significativamente nos próximos dias e semanas, bem como o número de mortes, contudo, ressaltam que a isto não muda as orientações e que todos os governos devem manter preocupar-se com a contenção do vírus em circulação no mundo.

O número de casos fora da china triplicou nas últimas duas semanas, conforme informações da OMS, são mais de 118 mil casos ao redor do mundo e mais de 4 mil mortes.

Prevenção no ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho tem um grande potencial de proliferação do novo coronavírus, isto porque durante nossas atividades, temos contato com outras pessoas, seja durante um diálogo, uma reunião, na troca de documentos, equipamentos, ou até mesmo o próprio aperto de mãos para saudações.

Com isso é importante que tenhamos alguns cuidados com a nossa higiene e proliferação do novo coronavírus.

Como podemos evitar que o novo coronavírus no ambiente de trabalho?

A Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgou no final de fevereiro um documento sobre a cuidados com o novo coronavírus no ambiente de trabalho, o documento traz muitas informações relevantes, com seu título Getting your workplace ready for COVID-19, em tradução livre, “Preparando o local de trabalho para o COVID-19”.

Neste documento temos informações como como o COVID-19 se propaga, modos simples de prevenir a propagação do vírus no ambiente de trabalho, considerações quando você e seus funcionários viajam, entre outras informações.

Com isso, é importante que sejam adotas estratégias para prevenção do novo coronavírus pelos empregadores e empregados para evitar a propagação dele, no documento (em inglês) você irá encontrar diversas informações sobre como lidar com esta situação.

07 passos para prevenção do novo coronavírus

  • Limpe e desinfete as superfícies e objetos regularmente, pois superfícies e objetos contaminados é um dos principais caminhos da propagação do novo coronavírus, após o toque do funcionários.
  • Se possível fazer trabalho remoto (home office) para evitar aglomeração e contatos desnecessários.
  • Promover de forma regular e profunda a higienização das mãos de todos os funcionários, fornecedores e visitantes. Isto pode ser feito por meio de informativos.
  • Materiais para desinfectação das mãos (lenços e álcool em gel) devem estar disponíveis nos locais de trabalho.
  • Utilização de máscaras comuns.
  • Não ir ao trabalho quando apresentar algum sintoma relacionado, tais como febre ou tosses.
  • Informações sobre procedimentos a serem adotas em caso de viagens de trabalho, como a real necessidade da viagem, se é possível postergar a viagem, levar álcool em gel, lavar bastante a mãos entre outros.

O documento termina com um recado:

“Agora é o momento de se prepara para o COVID-19. Precauções e planejamentos simples podem fazer grande diferença. Ações agora ajudarão na proteção dos seus funcionários e seu negócio” (Tradução livre)

Você pode acessar o documento, clicando aqui.

O objetivo da Safety é manter todos informados sobre a importância de prevenirmos a propagação desse vírus, além de mantermos a prevenção com os riscos relacionados a saúde e segurança do trabalho, devemos nos preocupar com este novo coronavírus, sendo assim, estamos divulgando o material que recebemos no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.