O Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho e o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais foi instituído oficialmente em 2003, pela OIT – Organização Internacional do Trabalho. No Brasil a data foi oficializada segundo a lei número 11.121/2005.

A data homenageia as vítimas, mas também volta as atenções e preocupações para o lado do trabalho: o que acidenta, incapacita e mata.

No Brasil, dados do Anuário Estatístico da Previdência Social mostra que durante o ano de 2015, foram registrados um total de 612.632 acidentes com e sem CAT registrada, aproximadamente 100.000 menos acidentes do que o ano de 2014.

O trabalho não envolve apenas riscos de acidentes, mas também o de doenças ocupacionais. A prevenção não é responsabilidade apenas das empresas, ela deve ser um responsabilidade igualmente compartilhada, assim, a partir de decisões colaborativas e dos exemplos de liderança por parte da empresa e por todos envolvidos, esse número pode reduzir.

Foi inaugurado o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, ferramenta lançada em parceria entre o Ministério do Trabalho e OIT. Essa Ferramenta divulga dados em tempo real como por exemplo do número de dias perdidos por conta de acidente do trabalho (cerca de 270 milhões só no Brasil) e os gastos da previdência com benefícios acidentários (cerca de 21 bilhões de reais) no período de 2012 até hoje.


A Safety

Utilizando esta data para relembrar a importância de incentivar as boas práticas de Saúde e Segurança do Trabalho, a Safety trabalha há mais de 25 anos para prevenir que esses tipos de doenças e acidentes ocorram, sempre demonstrando a importância da Segurança do Trabalho para as empresas.

Caso precise de qualquer informação ou serviço relacionado a segurança do trabalho, entre em contato conosco pelo telefone: (11) 2452-3252, ou se preferir, por e-mail [email protected]