Safety

Informativo: Cores de segurança em Cilindros de Gases

Com o objetivo de prevenir acidentes, identificar equipamentos de segurança e os riscos existentes no ambiente, a utilização correta da sinalização é primordial, e esta sinalização é diferenciada por cores de segurança adotadas para placas, marcação, pinturas (parede ou tubulação), etc., de acordo com o definido nas NRs e nas normas técnicas da ABNT.

Qual a maneira correta de utilizar cilindros de gases?

Hoje iremos tratar sobre as cores em cilindros, porque a correta utilização dessas cores podem evitar muitos acidentes. Por exemplo, para oxigênio, se este for industrial deve ser armazenado em um cilindro de cor preta, mas se o oxigênio for medicinal, este deve ser armazenado em cilindros da cor verde.

Abaixo uma figura publicada na revista proteção de maio de 2017, demonstrando a correta utilização das cores para cilindros.

Cores de segurança em cilindros de gases – Fonte: Revista Proteção

Além da correta utilização das cores, é recomendado que os cilindros sejam armazenados e operados na posição vertical e mantidos acorrentas, para evitar o risco de um possível acidente relacionado a queda deste material e também protegidos contra queda de material e fonte de calor.


Com o objetivo de orientar a todos sobre a importância da utilização correta das cores de segurança, a Safetypor meio do nosso blog de notícias, mantem a todos informado sobre tudo que possa reduzir a chance de ocorrer acidentes. Se você tem alguma dúvida ou precisa de algum serviço relacionado, entre em contato conosco por nossos meios de comunicação.

Telefone: (11) 2452-3252

E-mail: contato@safetyassessoria.com.br

Sair da versão mobile